Blog

27 de janeiro de 2015

1º Encontro de Proprietários de Áreas Naturais de Campo Largo

No dia 04 de dezembro de 2014, a SPVS e a Prefeitura de Campo Largo promoveram o 1º Encontro de Proprietários de Áreas Naturais do município. No evento, foram apresentados os resultados de dois anos de trabalho do extensionismo conservacionista e da educação para a conservação da natureza. Entre os presentes estavam o Secretário de Meio Ambiente de Campo Largo, o Diretor Executivo da SPVS, a Presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana – APAVE, a representante da Caterpillar, instituição financiadora via CAT Foundation, e 20 proprietários de áreas naturais em Campo Largo.

Resultados

No projeto, que teve início em 2013, profissionais da SPVS realizaram visitas técnicas em mais de cem propriedades particulares, totalizando, aproximadamente, 1.321 hectares de floresta visitados.  Cerca de 1.241 mudas de espécies nativas da Floresta com Araucária também foram doadas para enriquecimento e restauração florestal. Além disso, cinco propriedades ganharam um incremento de vegetação com a restauração de aproximadamente 500m²  cada, em um trabalho desenvolvido e executado em parceria com a Sociedade Chauá.  Das áreas visitadas, 35 têm potencial para serem transformadas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), unidade de conservação privada criada para proteger a biodiversidade do local. O município possui duas delas, mas tem potencial para muitas mais.

Durante as visitas, verificou-se que, em média, as propriedades consideradas rurais em Campo Largo possuem 52% de cobertura florestal. Entre a qualidade dos remanescentes florestais, 45% foram classificados como estágio inicial, 52% com estágio médio e 4% como estágio avançado. No que se trata de sub-bosque, 82% das propriedades mantêm de alguma forma.

 

DSCN9594

IMG_9624

1 comentário »

  1. Fiquei realmente encantado com toda a gama de serviços do CONBIO!.
    Parabéns e continuemos sem esmorecer.
    Acho que a iniciativa privada,também começa a perceber o alcance da proatividade na Conservação Ambiental e desde que não seja apenas “green wash” aparece aí uma janela de oportunidade para os marqueteiros verdes.
    Eloi Zanetti;onde está você?Nós estamos ,aquí na Conceito e na PORTOFINO com saudade de bater um bom papo com você.Estaremos na tua palestra no SINDUSCON.
    Abraços a todos,
    Eurico Borges dos Reis

    Comment por EURICO BORGES DOS REIS - 8/6/2015 - 16:50:06

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment