Blog

2 de abril de 2014

ConBio Água agora atua em Piraquara

É com enorme prazer que estamos aqui para contar mais uma novidade sobre o ConBio: Agora também estamos atuando na Cidade de Piraquara!

A tão esperada parceria se deu na última sexta-feira (21 de março), durante o Seminário de Gestão Ambiental – Novos e Velhos Desafios, realizado na Câmara Municipal de Piraquara.

Diretor Executivo da SPVS - Clóvis Borges, Marcos Tessarolli - Prefeito de Piraqura e Integrante do ConBio - Nicholas Kaminski

Diretor Executivo da SPVS – Clóvis Borges, Marcus Tessarolli – Prefeito de Piraqura e Integrante do ConBio – Nicholas Kaminski

Para abrir o evento, que contava com diversas palestras, ocorreu a assinatura do Termo de Parceria entre SPVS e Prefeitura de Piraquara. Na ocasião estavam presentes o prefeito de Piraquara – Marcus Tessarolli, o Diretor Executivo da SPVS – Clóvis Borges, a representante da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – Carolina Ximenes, Equipe ConBio, Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana e sociedade civil.

Agora o projeto iniciará seus trabalhos em uma importante área de mananciais que vêm sendo severamente degradada: A bacia do Altíssimo Iguaçu, responsável pelo fornecimento de mais da metade da água que abastece Curitiba.

Para reverter esse processo o ConBio tem como objetivo apoiar ações que contribuam com a proteção de rios, nascentes, mananciais e a conservação da biodiversidade, além de promover a qualidade de vida dos moradores e o envolvimento com o tema.

Elenise Sipinski, coordenadora do Programa Condomínio da Biodiversidade

Elenise Sipinski, coordenadora do Programa Condomínio da Biodiversidade

As ações do Conbio Água contam com o apoio técnico da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza por meio da iniciativa Oásis. A metodologia do Oásis inclui um conjunto de ferramentas e procedimentos necessários ao planejamento, desenvolvimento e monitoramento de programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Entende-se por “serviços ambientais” aqueles prestados pelos ecossistemas naturais e que fornecem condições para a manutenção da vida na Terra. São exemplos desses serviços: a purificação do ar e da água, a mitigação das enchentes e das secas, a renovação do solo e de sua fertilidade, a regulação climática, a polinização das plantações e da vegetação natural e o fornecimento de matéria-prima.

Integrantes da Prefeitura Municipal de Piraquara, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Equipe ConBio

Integrantes da Prefeitura Municipal de Piraquara, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental

Você mora em Piraquara? Conhece algum morador de Piraquara? Tem interesse em conservação da natureza? Ligue para nós e se informe: (41) 3094-4602.

Faça parte do ConBio você também!

1 comentário »

  1. Olá, adoramos a parceria. É tudo que precisamos aqui em Campo Magro.

    Estamos enfrentando graves problemas. A APA Estadual do Passaúna está sendo desmatada, as nascentes aterradas, as propriedades divididas irregularmente. Nos últimos 2 anos a degradação é assustadora. A lei que proibia o plantio de pinus no município foi revogada, condomínios “ecológicos” são licenciados e há invasões por todo lado. O bairro Samambaia é um dos mais atingidos. Sozinhos conseguimos muito pouco. Precisamos da ajuda de vocês. Socorro!

    Comment por AMAPA do PASSAÚNA - 7/6/2014 - 08:23:20

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment