O ConBio – Condomínio da Biodiversidade surgiu como um projeto sem fins lucrativos formado por pessoas interessadas em conservar a biodiversidade em propriedades particulares de Curitiba e Região Metropolitana – bioma Mata Atlântica – ecossistemas Floresta com Araucária e Campos Naturais. A iniciativa foi apresentada à sociedade em 2000 pelas ONGs SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Recebeu este nome por manifestar a integração de interesses dos participantes – “condôminos” – em prol da conservação da natureza em ambientes urbanos.
Ao longo dos anos, o ConBio visitou mais de mil propriedades particulares realizando o extensionismo conservacionista – ensinando boas práticas de manejo e conservação; apoiou a criação de novas Unidades de Conservação, especialmente as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM); promoveu e difundiu a conservação da Floresta com Araucária e estabeleceu parcerias com o setor público e privado, firmando-se como um Programa de Conservação da Natureza em Ambiente Urbano.
Incentivar atitudes e orientar sobre boas práticas que preservem a biodiversidade e revertam processos de degradação ambiental nas áreas naturais de Curitiba e Região Metropolitana. Para atingir esse objetivo, definiram-se as seguintes estratégias:
Áreas naturais inseridas ou próximas aos grandes centros urbanos, que cumprem inestimáveis funções ecológicas, trazendo benefícios diretos e indiretos para toda a população. Além disso, os proprietários dessas áreas passam a contar com o apoio técnico do ConBio.
Benefícios compartilhados por todos: