Linhas de ação

Políticas públicas e Parcerias

Políticas públicas e Parcerias

O Apoio à Políticas Públicas e Estabelecimento de Parcerias promove iniciativas a fim de viabilizar mecanismos que contribuam com a conservação de áreas naturais em ambientes urbanos e periurbanos. Juntamente com gestores públicos e demais setores da sociedade, o apoio a Unidades de Conservação, mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais, criação de leis, participação em fóruns, comitês, planos diretores e audiências entre a sociedade civil organizada e o poder público são algumas ações desta linha

Apoio à criação de Unidades de Conservação

Apoio à criação de Unidades de Conservação

O ConBio apoia a criação de Unidades de Conservação, como as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Os proprietários interessados em transformar o seu imóvel em uma Unidade de Conservação recebem o apoio técnico necessário da nossa equipe em todas as etapas do processo. Em trabalho conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente do Município, o ConBio auxilia na criação de novas UCs, realizando levantamento e avaliação de áreas prioritárias.

Educação para Conservação da Natureza

Educação para Conservação da Natureza

A Educação para Conservação da Natureza promove e difunde a conservação da natureza à comunidade, por meio da formação de professores, cursos de capacitação, ações de sensibilização e percepção ambiental, além da produção de materiais educativos como livros, cartilhas, boletins e mídia eletrônica.

Realização de Pesquisas

Realização de Pesquisas

A Realização de Pesquisas fundamenta ações de conservação da natureza de maneira efetiva. A geração de dados relacionados à percepção ambiental, estoque de carbono, levantamento do meio biótico e análise ambiental apoia gestores públicos e demais setores da sociedade em cada um dos projetos.

Extensionismo conservacionista

Extensionismo conservacionista

O Extensionismo Conservacionista tem caráter educativo e leva, aos proprietários de áreas particulares, orientações práticas e técnicas de como conservar a natureza em suas propriedades, por meio de ações de manejo, restauração e preservação. Além disso, realiza diagnósticos sobre a qualidade das propriedades, possibilitando uma orientação direcionada para cada área visitada.