Olá amiguinhos!
Tudo bem?
Provavelmente vocês já devem ter se perguntado como é a aparência do Pepe, o serelepe, fora das histórias da Turma do Pinho, não é mesmo? Para matar a sua curiosidade, aqui está uma foto dele:
Quer saber mais?
O serelepe Pepe é um pequeno mamífero roedor. Seus pelos são cinza-avermelhados, sendo mais curtos no corpo e mais longos na cauda. Ele possui dentes fortes que utiliza para roer sementes e frutos, e tem o costume de enterrá-los para comer depois. Algumas sementes acabam germinando, como pinhões e coquinhos, gerando árvores como a araucária e o jerivá, típicas da Floresta com Araucária. O Pepe é um grande plantador de árvores!
Os serelepes vivem em árvores e podem saltar distâncias de até 5 metros entre elas. Constroem ninhos com folhas e galhos no alto das árvores, abrigando os filhotes da chuva e do vento. Falando em filhotes, a cada ninhada podem nascer de 3 a 10 serelepinhos!
No Brasil, vivem em parte da Mata Atlântica do sul e sudeste e são chamados por diferentes nomes como caxinguelê, esquilo e serelepe. Possuem primos famosos na América do Norte: Tico e Teco, vocês conhecem?
A equipe do ConBio viu o Pepe comendo um coquinho em Piraquara! Olhem que fofo
Até a próxima amiguinho! 😉