Blog

19 de dezembro de 2014

Resultados da formação em Educação para Conservação da Natureza na rede municipal de ensino de Campo Largo – 2014

A I Semana de Educação para Conservação da Natureza de Campo Largo reuniu as educadoras do Ensino Fundamental I em 10 momentos diferentes, proporcionando as apresentações dos portfólios das atividades desenvolvidas e a troca de experiências.

1

Todas as 39 escolas da rede municipal de ensino de Campo Largo desenvolveram ao longo do ano letivo de 2014 atividades relacionadas a Conservação da Natureza, abordando-a através da utilização de múltiplas linguagens. Destacaram-se as releituras de obras de arte retratando a Floresta com Araucárias, a utilização de livros paradidáticos abordando a temática ambiental, músicas, filmes, histórias em quadrinhos, fotografias, jogos e brincadeiras que permearam o currículo em diferentes momentos do ano letivo.

unnamed

De uma forma geral, as características físicas, a história, a importância e as ameaças relacionadas as áreas naturais localizadas no município foram o tema gerador de atividades interdisciplinares desenvolvidas por pelo menos 600 educadoras que passaram pelo processo de formação oferecido pelo Programa Condomínio da Biodiversidade, multiplicando as ações para 10.500 alunos e suas famílias.

unnamed (1)

As educadoras do 1 ano priorizaram ações voltadas para a alfabetização e o letramento, utilizando o tema Conservação da Natureza como  contextualizador. No 2 ano, aconteceram muitas atividades relacionadas ao bairro onde as escolas estão localizadas, envolvendo principalmente  análise ambiental através de aulas de campo nas redondezas, além de atividades de estímulo ao letramento, fundamentais nesta faixa etária.

1º Bioboletinzinho

Como a matriz curricular do 3 ano  é voltada para o estudo das características físicas e a história do Município de Campo Largo, as educadoras deste ano em particular puderam realizar atividades interdisciplinares variadas a partir do estudo do meio, utilizando todas as ferramentas que foram dispostas no curso de formação.

O 4 ano estudou principalmente a evolução do desmatamento no estado do Paraná, suas causas e consequências de forma aliada a aspectos econômicos, ambientais e sociológicos de forma interdisciplinar a partir de gráficos, mapas, imagens, tabelas, fotografias e desenhos.

O 5 ano ampliou o letramento ambiental e fechou o ensino fundamental I comparando questões relacionadas a Conservação da Natureza em diferentes biomas brasileiros a partir da Floresta com Araucárias.

Antes da formação oferecida pela SPVS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, somente 6% das educadoras de fato realizavam aulas de interpretação da Natureza em ambiente natural. Durante o ano letivo de 2014, 100% das educadoras do Ensino Fundamental I levaram seus alunos para fora das salas de aula  para que pudessem observar a natureza e reconectar-se com ela.

8

A abordagem conservacionista nas aulas de forma permeável ao longo de todo o ano letivo, além de aumentar a utilização de áreas públicas, desdobrou-se na elaboração de hortas verticais, produção e plantios de mudas nativas e projetos de reciclagem, que movimentaram não somente as escolas municipais, como também toda a comunidade de entorno.

Os pais e a vizinhança das escolas passaram a receber informações constantes sobre  a importância do meio natural, bem como instruções sobre como preservá-lo ao participarem de apresentações, pesquisas das tarefas de casa e mobilizações promovidas através da iniciativa dos próprios alunos.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após a formação das educadoras em Conservação da Natureza, aumentou consideravelmente a demanda para coleta de recicláveis, bem como as denúncias relacionadas ao desmatamento, a poluição de córregos e ao tráfico de animais, demonstrando que a população abriu os olhos para a causa conservacionista a partir da ação multiplicadora dos educadores.

2 Comments »

  1. Gostaria de saber se há a possibilidade de conseguir um exemplar ou se há para download o bio boletinzinho,pois achei interessante.obrigada

    Comment por ANGELA - 20/5/2015 - 00:55:10

  2. Olá Angela
    Temos exemplares do Bioboletinzinho nº 2. Ligue para SPVS para combinarmos a entrega para você – 3094-4602 falar com Solange.

    Abração

    Comment por Betina Ortiz Bruel - 20/5/2015 - 11:35:05

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment