RPPNM

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação privada, com objetivo de conservar a diversidade biológica, na qual podem ser desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica. As RPPNs são atualmente um importante instrumento de conservação da natureza aliado aos esforços de criação de unidades de conservação de domínio público.

O município de Curitiba foi pioneiro ao inclui em sua legislação municipal a criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), que tem o objetivo de conservar a diversidade biológica nas propriedades particulares urbanas cobertas por vegetação nativa em bom estado de conservação.

A criação de RPPNMs proporciona a preservação de remanescentes de Floresta com Araucária no ambiente urbano, evitando os impactos negativos como a ocupação irregular, desmatamento, deposição de resíduos, caça, fogo ou outras ações que possam vir a degradar essas áreas naturais. Também contribui para a ampliação das áreas conservadas efetivas na cidade, junto às Unidades de Conservação (UCs) municipais já implantadas, além de poderem proporcionar conectividade entre as diferentes Unidades de Conservação, formando corredores ecológicos.

RPPNM Uru
RPPNM Bosque da Coruja
RPPNM Família

Possuir uma Unidade de Conservação em Curitiba é ter a satisfação de contribuir com a conservação da biodiversidade e com a melhoria da qualidade de vida de todos que residem na cidade. Além disso, ao assumir o compromisso de zelar e preservar a natureza daquela área para sempre, o proprietário exerce um ato de cidadania e responsabilidade ambiental. É a união do poder público e da sociedade, em busca de uma cidade melhor para todos nós!

Para saber mais, clique abaixo para abrir a cartilha completa sobre as RPPNMs.

Cartilha RPPNM em Curitiba - 2013 (1 download)