Blog

7 de agosto de 2014

Visita a RPPN Morro do Bruninho

Reservar Particular do Patrimônio Natural - Morro do Bruninho

Reservar Particular do Patrimônio Natural – Morro do Bruninho

Segundo a Lei nº 9.985 de 2000, que dispões sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) define-se como:

“Unidade de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica, gravada com perpetuidade, por intermédio de Termo de Compromisso averbado à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis”

Mais precisamente, uma RPPN deve assumir compromisso com a manutenção de matérias primas, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção do equilíbrio climático e também dos serviços ambientais que são todos os benefícios diretos e indiretos obtidos da natureza pelos seres humanos, tais como: ar puro, água; medicamentos, lazer, beleza cênica e outros.

Bruninho9

Rio que corre dentro da RPPN Morro do Bruninho

Foi em uma dessas unidades que, com grande alegria, a equipe do ConBio foi convidada a realizar uma visita de extensionismo conservacionista. A RPPN visitada denomina-se “Morro do Bruninho”, localiza-se na Região Metropolitana de Curitiba, na cidade de Piraquara e pertence ao Colégio Medianeira.

Nesta área os alunos do colégio realizam aulas de campo, atividades de socialização, prática esportiva e lazer. Para nortear o projeto político pedagógico do colégio e atender as demandas sociais e ambientais previstas neste, foi criado um grupo de trabalho pelos professores. Neste GT, foi planejada a construção do Centro de Educação Ambiental para implementar o uso da chácara e logo em seguida, por meio do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural organizado pela Conservação Internacional, SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC) foi decretada oficialmente como RPPN contando com 2 milhões de hectares bem preservados de Mata Atlântica.

Equipe visita a área do Morro do Bruninho

Equipe visita a área do Morro do Bruninho

Vários projetos estão em andamento e devem mudar o perfil da área ambiental. Um bom exemplo de como a conservação da natureza pode ser aliada com educação ambiental e a produção de conhecimento.

 

Nenhum comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment